As docentes e os acadêmicos da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas visitaram a Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)
Na última quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, as docentes Dra. Ana Vaz e MSc. Antônia Vanessa Santos juntamente com os acadêmicos do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas - EEM/UFAM, foram recebidos pela Gerente Alinne Rodrigues Antolini durante a visita técnica à Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, ligada à Diretoria de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA-Manaus).

A primeira palestra foi proferida pela Chefe do Núcleo de Vigilância da Água, Solo e Ar, Jocilene Galucio Barros, que conversou com os acadêmicos sobre as ações de vigilância dos determinantes e condicionantes ambientais da água, solo e ar, que representem risco a saúde humana.
Durante a visita técnica, o chefe da Divisão de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa Manaus, Alcides Comape, mostrou a atual situação do município e as atividades desenvolvidas pelos profissionais no combate aos vetores, por meio da coordenação, supervisão e avaliação das ações.

O objetivo da visita foi de proporcionar aos acadêmicos de enfermagem, o conhecimento do processo de trabalho da Vigilância Ambiental e o reconhecimento do papel do enfermeiro neste contexto. Além da experiência de imersão na prática por meio da visita técnica, parte obrigatória na disciplina de Vigilância em Saúde da EEM-UFAM, coordenada pelas docentes Dra. Suzana dos Santos Nunes e Dra. Ana Katly Martins Gualberto Vaz.

Redes Sociais