Professores e Acadêmicos da Escola de Enfermagem de Manaus participam da 15a. Semana do Controle Social do SUS em Manaus.
No dia 27 de setembro de 2021, professores e acadêmicos das disciplinas de Saúde Coletiva 2, Saúde da Mulher e da Criança, da Escola de Enfermagem de Manaus participaram da 5.ª. Semana do Controle Social do SUS, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. O controle social é um importante avanço na construção do SUS no Brasil. Por meio dessa participação, a sociedade civil organizada contribui no planejamento em saúde, no sentido de termos um SUS que atenda às necessidades de saúde da população, conforme as especificidades locais.
No evento foram discutidos os temas: (1) desafios do Controle Social em saúde, frente à Pandemia de Covid-19 (Palestrante: assistente social Francicleia dos Santos Azevedo); (2) impactos epidemiológicos da Covid-19 ao SUS (Palestrante: enfermeira e professora da UFAM Maria Jacirema Ferreira Gonçalves). Observou-se que a discussão instrumentaliza o futuro profissional de enfermagem a olhar o SUS diante da realidade que foi fortemente modificada pela pandemia de Covid-19, alterando o perfil epidemiológico da população, exigindo que o sistema de saúde também se modifique para atender às demandas.
A participação de professores e acadêmicos em tal evento, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado entre a Gerente do Distrito Sul e a Direção da Escola de Enfermagem, pois entendemos que promover a aproximação entre a academia e o serviço, proporciona aos estudantes, a apropriação do conhecimento ao vivo, no cotidiano do sistema de saúde.
Redes Sociais