Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DISCURSO DE PASSAGEM DO CARGO DE DIRETORA DA EEM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DISCURSO DE PASSAGEM DO CARGO DE DIRETORA DA EEM

  • Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h13
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h17

Caros Professores, diletos TAEs, PrezadosAcadêmicos,  Estimados Colaboradores, 

daqui a pouco passarei o cargo de diretora da Escola de Enfermagem de Manaus para o prof. Dr.Esron Soares Carvalho Rocha. Foram oito anos dedicados á EEM dos quais tive muitas alegrias. Honrei os compromissos a mim delegados e o fiz com prazer. Fui imensamente abençoada por Deus e apoiada por todos vocês. Meu profundo agradecimento pela confiança, torcida, acolhimento, paciência em me ouvir, parceria, elogios, críticas, palavras de estímuloe preces.

Iniciei o dia de hoje como iniciei o primeiro dia de gestão aqui nessa casa. Ajoelhada na sala da direção me dirigindo a Deus, oito anos atrás agradecendo a oportunidade em servir ao próximo,em outra condição,estando ele próximo ou distante geograficamente e, pedindo sabedoria para o bem fazer, para fazer o trabalho com qualidade honrando sobretudo seu nome e os valores repassados pelos meus pais, compartilhados entre meus irmãos  e repassados a aqueles que como Chase nos substituirão no âmbito familiar.

Pedi sabedoria para honrar do ponto de vista profissional o compromisso com a sociedade e com as instituições EEM/FSESP-UFAM que investiram em minha formação; para honrar a profissão que escolhi, ENFERMAGEM, que me deu muito do que tenho e do que sou: conhecimento técnico cientifico para cuidar de meus pais até sua partida preparo para cuidar da saúde da população tanto na promoção, e prevenção quanto no tratamento e cura de enfermidades, na formação de recursos humanos para o SUS, me deu/me dá sustento financeiro para suprir minhas necessidades. Uma carreira docente exitosa com titulação no mais alto posto, também minha colocação no mercado de trabalho.

Hoje, ao entrar na sala da Direção novamente me ajoelhei, agora para agradecer, porque Deus esteve comigo, durante esses 8 anos me dando saúde, sabedoria, tolerância, acolhimento, capacidade para aprender.  Tudo além do eu que poderia esperar. Foram oito anos de bênçãos, ficando pequenas as situações indesejáveis próprias e previstas no exercício da gestão. Ressalte-se que elas também nos fazem crescer, nos fazem amadurecer e entender melhor o mundo, ampliam nossa visão de mundo, por isso não podem ser desprezadas, desconsideradas.

Não vou entrar em detalhes sobre os avanços da EEM conseguidos de forma coletiva nestes oito anos. Realizamos uma solenidade  há 15 dias passados para esse fim, fizemos uma prestação de contas da gestão, com base nos vetores do Plano de Desenvolvimento Institucional  da UFAM  na qual pudemos constatar que  muito do previsto no inicio da gestão foi efetivado e em muito extrapolado, ainda que déficits perdurem.

A prestação de contas também se deu ao longo da gestão de forma pedagógica e do ponto de vista avaliativo nas dimensões da avaliação diagnóstica por meio da construção do planejamento estratégico e dos planos de meta;processual por meio dos relatórios de gestão e de resultados como fizemos,há quinze dias atrás, diretora, coordenadora acadêmica, coordenador administrativo e coordenadora de curso.

Assim, ao longo da gestão por meio da construção do planejamento estratégico ocasião em que identificamos nossas fortalezas e fragilidade, refletimos sobre nossa missão, visão de futuro, pontuamos nossos fatores críticos de sucesso e fomos a cada ano desenvolvendo um plano de metas avaliado no relatório de gestão, demandas da reitoria, das pró-reitorias, dos órgãos suplementares, das decisões tomadas peloCONDIR, das decisões das nossas oficinas pedagógicas, das reuniões do colegiado de curso, do NDE, reunião dos professores e de toda a Unidade, no café volta as aulas, das reuniões das diferentes comissões, segmentos, nos eventos em que participamos nas pesquisas realizadas, nas sugestões da caixa de sugestão, nas demandas discentes, docentes,  dos TAEs e dos colaboradores, na participação dos TAEs e discentes como sujeitos das ações aqui empreendidas ......Enfim,  incontáveis situações que funcionaram como dissemos pedagogicamentetambém para que a docência fosse sendo incorporada por nós  docentes como nosso ofício.

A maturidade docente adquirida ao longo dos anos nos fez buscar as progressões e promoções na carreira docente e a titulação. (em 2011 tínhamos 22 professores assistentes, 6 auxiliares, 6 adjuntos e 2 associados. Em 2019 temos 5 assistentes, 3 auxiliares, 22 adjuntos, 3 associados e 2 titulares. Mudança significativa deu-se também em nossa  titulação dos 36 docentes que somos hoje, 9 são mestres desses 5 em fase de doutoramento,26 doutores e 1 pós doutor.

Na medida em que avançamos, novos desafios se apresentam, isso é o que nos move,agora mais bem preparados temos condições de enfrentar novos desafios  e superá-los. Nunca será uma tarefa fácil, mas também não será impossível de ser realizado se decidirmos que é isso que queremos, que queremos seguir em frente, retornando para a sociedade o investimento feito em nosso favor.

No momento em que uma nova gestão assume os destinos da EEMé hora de renovar nosso compromisso, para prosseguir   nossa caminhada.

Agradeço aos que comigo caminharam, discentes, docentes, TAEs,colaboradores, publico externo. Agradeço ao apoio da gestão superior anterior e atual, dos colegas de outras unidades com quem compartilhei dificuldades e sucesso,tornou mais leve e prazerosa a caminhada. Com base nessa experiência eu os convido a continuar caminhando agora com a nova gestão.

Sejam bem vindos prof. Rocha, Priscila, TAE Daniel, profa Ana Paula e prof José Ricardo. Desejo uma boa gestão nesse novo tempo e conte comigo naquilo que considerar que eu possofazer.

Agradecida,

Profa Dra. Nair Chase da Silva

registrado em:
Fim do conteúdo da página