Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Institucional
Início do conteúdo da página

PROASI

Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 10h56 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 09h58 | Acessos: 778

 

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PROASI) foi instituído em Manaus, no dia 28 de Janeiro de 2003, com perspectiva interdisciplinar para articulação de práticas educativas com os idosos e ações preventivas e assistenciais em saúde. Uma de suas finalidades é seguir em consonância com as diretrizes da Política Nacional do Idoso, a Lei n. 8.842/94, a qual estabelece a cerca dos direitos sociais dessa população, garantindo autonomia, integração e participação efetiva na sociedade como instrumento de direito próprio de cidadania, contribuindo assim para a promoção do envelhecimento da população do nosso país.

As atividades do Programa são realizadas a partir do planejamento prévio realizado pela equipe de bolsistas, voluntários e coordenadores, com o intuito de propiciar um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e potencial humano, através da atuação direta com a população idosa e também com a gestão de pessoas.

As atividades do PROASI são realizadas semanalmente nos seguintes setores: visita domiciliar para idosos da comunidade visita a um abrigo de idosos ex-moradores de rua e realização de atividades na sede do Programa nas quartas e sextas no período das 14h às 16h, no Centro Comercial Nossa Senhora das Graças, localizado na Rua Libertador, s/nº Bairro Nossa Senhora das Graças (Beco do Macedo).

De 2003 e até 2015, o Programa foi coordenado pela professora Ana Paula Pessoa, criadora do mesmo, e com sua transferência para outro estado, o PROASI passou a ser coordenado pela professora Hadelândia Milon em 2016, hoje sob a coordenação da professora Camila Bezerra.

Com o objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde da pessoa idosa, são realizadas atividades de estímulo à autonomia, independência, integração e participação efetiva do idoso na sociedade. Entre elas, estão itens como atividade física, visita domiciliar, artesanato, educação em saúde, atividades lúdicas, verificação da glicemia capilar e pressão arterial e até mesmo passeios externos.

Além disso, o PROASI funciona como local de prática durante a realização de projetos de extensão e também como campo para o curso de enfermagem durante a disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do Idoso e para a medicina durante a disciplina de Saúde Coletiva.

Conheça o PROASI e transforme sua vida! Afinal, o que você está fazendo pela sociedade?

  https://www.instagram.com/proasi/

registrado em:
Fim do conteúdo da página