Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mestrado Acadêmico
Início do conteúdo da página

Mestrado Acadêmico

Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 12h47 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 14h54

Mestrado Associado de Enfermagem (MAE), parceria entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

Área de Concentração: ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SOCIEDADE AMAZÔNICA

 

Objetivos / Perfil profissional a ser formado:

Nível: MESTRADO ACADÊMICO

O Programa de Mestrado em Enfermagem tem como objetivos:
a) Oportunizar a qualificação docente e formar pesquisadores em enfermagem para a Região Amazônica;
b) Produzir estudos e pesquisas em enfermagem, relacionados à realidade epidemiológica e cultural e, especificamente, à Região Amazônica;
c) Possibilitar a construção de um referencial teórico-prático social e cultural em enfermagem na promoção à saúde, que subsidie políticas públicas na região com vistas à qualidade do agir cuidativo-educativo de enfermeiros (as) na e para a região.

O Programa de Mestrado em Enfermagem (PPGEnf) visa formação de mestres capazes de:
a) produzir conhecimentos acerca das necessidades de saúde da sociedade amazônica, no que se refere às suas condições e hábitos de vida, recursos de saúde disponíveis e utilizados, bem como das repercussões da organização do trabalho da enfermagem/saúde, na produção da saúde e comunidades/distritos sanitários saudáveis;
b) selecionar, adaptar e prever estratégias para produzir, validar, aplicar e avaliar tecnologias de enfermagem/saúde para a produção de saúde;
c) selecionar, adaptar e prever estratégias para a instrumentalização da clientela no exercício de sua cidadania e do seu cuidado para a produção de saúde.


Linhas de Pesquisa do Mestrado de Enfermagem


- Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia

Esta linha tem por objetivo avaliar o trabalho de equipes multiprofissionais em diferentes contextos, analisar demanda e produção de processos de saúde-doença e cuidar em enfermagem, efetivar diagnósticos situacionais e das dinâmicas implícitas em múltiplos contextos da sociedade amazônica, de forma integrada aos serviços e trabalhadores de saúde e enfermagem, tendo como referência os princípios do SUS e o perfil dos processos endêmicos e epidêmicos na Amazônia, com vistas à proposição de mudanças no cuidado à saúde e programas de controle das doenças na Amazônia.

- Educação e Tecnologias de Enfermagem para o Cuidado em Saúde a Indivíduos e Grupos Sociais

Esta linha tem por objetivo cartografar processos educativos em saúde, analisar aspectos e tecnologias para o ensino de enfermagem, elaborar e validar tecnologias para o cuidar de indivíduos em todos os ciclos de vida e diferentes grupos sociais na saúde-doença, de forma articulada às políticas de educação e saúde e aos diferentes contextos socioambientais da Amazônia.
Para maiores informações, acesse: http://paginas.uepa.br/ppgenf/


Coordenação do Mestrado em Enfermagem

A Coordenação de Gestão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem uma Coordenação Geral, apoiada por duas Coordenações Locais e duas Secretarias Executiva e Local, nas Instituições envolvidas na Associação do Mestrado em Enfermagem, assim composta.

 

Profª Dra. Laura Maria Vidal Nogueira | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Coordenadora GeraL
Profª Dra. Maria Izabel Penha de Oliveira Santos | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Coordenação local/UEPA
Profª Dra. Arinete Veras Fontes Esteves | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenação local/UFAM
Nelma Sueli Ramos | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Secretaria Executiva e Local/UEPA
Jane Maria Castro Guidão | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Secretaria Local/UFAM


Telefone: (92) 3305-1181 Ramal 2050 / (92) 99114-5386
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página